sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um sonho de copa do mundo

O governo do Estado pretende gastar em Natal, a bagatela de R$ 300 milhões, caso a cidade seja escolhida como sede da Copa do Mundo de 2014. Para um Estado pobre e que tem muitas necessidades básicas ainda por serem atendidas, é um valor alto demais e não sei se compensará os lucros que possam ser atraídos no futuro. 

A própria cidade do Natal está necessitando de um novo aeroporto para substituir o seu atual no ítem de transporte de carga e viagens internacionais que, por sinal, já está sendo construído em São Gonçalo do Amarante e com muito menos do que esse valor, já estaria prontinho para funcionar. Como o investimento é estadual, a cidade de Mossoró também já pede socorro há muito tempo para a reforma ou construção de um aeroporto novo, que possa suportar vôos comerciais.

Não sou contra o governo estadual investir nesses sonhos, mas acredito que antes desse projeto ser executado, deve-se ponderar sobre a desigualde e falta de homogeneidade na divisão das verbas do erário do Estado para com os municípios desta unidade da federação. Gasta-se demais na capital em detrimento das necessidade básicas de outros municípios, pois enquanto Natal já tem um aeroporto que hoje recebe vôos internacionais, nenhum outro município do Rio Grande do Norte tem. nem ao menos, uma pista de pouso em condições de receber vôos comerciais de qualquer destino que seja.

No vizinho estado do Ceará a preocupação com a interiorização, não apenas do turismo, mas de todo o desenvolvimento da unidade como um todo, constrói-se um aeroporto quase na divisa  com o nosso estado, na cidade de Aracati e com certeza, se aqui o poder público municipal conseguir implantar algum projeto de desenvolvimento do turismo, será graças ao empreendedorismo do nosso vizinho que enxerga em nossas potencialidades, fluxo suficiente para complementar a demanda desse serviço, existente, naquela região cearense.

Pensar a copa como um investimento, é possível, mas afirmar que é um investimento que desenvolverá todo o Rio Grande do Norte é exagerar nos resultados, tendo em vista que o estado continuará se desenvolvendo em apenas uma de suas regiões, cometendo o mesmo erro da antiga SUDENE que elegeu como área prioritária os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, deixando no esquecimento todo o resto, que até hoje luta para acompanhar esse Nordeste que já deu certo.

Dia 08 de fevereiro

- Dia Nacional da Fotografia
- Dia Nacional do Fotógrafo
- Morre Baden-Powell, criador do Corpo de Escoteiros (1941)

Dia 07 de fevereiro

- Dia da Liberdade de Cultos e separação Igreja-Estado 
estabelecida por decreto (1890)
- Primeiro Voto Popular (1789)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A novela do Aeroporto

Os quase 250 mil habitantes nos apresentam a cidade de Mossoró como de grande porte, considerando as outras milhares de cidades do país. O seu desenvolvimento já foi cantado em verso e prosa nos meios de comunicação do Brasil e até fez com que alguns trabalhadores arrumassem as malas e viessem andar em Mossoró em busca de emprego. Mas nada disso chegou a sensibilizar os políticos para que lutem pela existência de um aeroporto em Mossoró em condições de receber vôos comerciais.

Mais uma vez a INFRAERO suspendeu os pousos e decolagens de aeronaves no nosso aeroporto, no período noturno. Alega-se que os técnicos que fizeram a vistoria, encontraram problemas na iluminação de segurança da pista e chegaram a conclusão que não havia segurança para passageiros e aeronaves em atividade à noite.

Mesmo sem a atuação de nenhuma empresa aérea, a cidade perde, pois os aviões particulares, UTI's aéreas e as possibilidades de investimentos na cidade, resultado de visitas rápidas de empresários em busca de novas praças para a atuação de suas empresas, terminam não pousando na cidade e causando prejuízos incalculáveis para o município.

Nas festas comemorativas da cidade, Mossoró Cidade Junina, Auto da Liberdade, Festa de Santa Luzia, os deputados federais, senadores, governantes e outros, desfilam pela cidade como se estivessem numa vitrina política. Esquecem que a cidade tem problemas e que seriam muito mais proveitoso que aparecessem aqui com soluções para esses problemas, como o do aeroporto, e não para mostrar o cinismo político.

Missão impossível?

Quem não se lembra da imposição do nome da ex-deputada Ruth Ciarlini para compor a chapa da candidata a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado? Naquela ocasião, parecia que a postulante a prefeita estava sendo encurralada para evitar qualquer possibilidade do agrupamento político do ex-deputado Carlos Augusto perder o apoio do Poder Público Municipal, mesmo que seja um apoio velado.

Ruth Ciarlini não vem conseguindo impor nenhuma decisão e muito menos nomear ninguém para qualquer cargo comissionado ou função gratificada na Prefeitura Municipal de Mossoró e ainda poderá se ver numa missão difícil, justamente na tentativa de tentar retornar à cadeira do legislativo estadual. Acontece que o grupo político da prefeita, ao que tudo indica, tem a pretensão de oferecer candidato a Deputado Estadual e a Deputado Federal.


A viúva Porcina de Mossoró

A viúva Porcina, personagem da novela global Rock Santeiro, está constantemente povoando a mente dos mossoroenses no momento em que certo órgão de imprensa do Estado resolve chamar a senadora Rosalba Ciarlini Rosado de "governadora de férias". Não sei se ironicamente ou tentando lhe imputar um título que ela não tem, forçando a barra para que se beneficie com uma estratégia de marketing um tanto quanto às avessas.

Para melhor entender o tema, explico: como a senadora nunca foi governadora, então como pode ser "governadora de férias", transformando-se, dessa forma, na viúva Porcina, "que foi sem nunca ter sido". O próprio partido da senadora, o DEM - Democratas, já fala com uma grande pitada de dúvidas sobre a possibilidade de Rosalba ser candidata ao cargo majoritário. Entretanto, acredito que seja apenas uma estratégia para que o, também, senador José Agripino Maia, presidente estadual da sigla, abra espaço para negociações com outros partidos e para isso um nome não pode já estar posto.

A política é muito cavilosa e exige que se escondam projetos,  nomes sejam omitidos e até sorrisos e abraços com tapinhas nas costas sejam distribuídos entre adversários políticos, possíveis aliados ou coadjuvantes nas pretensões de futuros pleitos. Se bem que a verdade deve ser dita: político de "competência" só tem adversário em época de campanha eleitoral.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Censo de Educação: o número de universidades

O ministério da Educação divulgou ontem (2) os resultados do Censo da Educação Superior de 2007. Os dados mostram a existência de 2.281 instituições de educação superior, 23.488 cursos e 4.880.381 estudantes – sendo que, desses, 1.481.955 são ingressantes. A coleta de informações se deu em 2008 tendo como referência a situação observada em 2007. 
   
Foi verificado um acréscimo no número de universidades, de 178 para 183, perfazendo um total de 8 %; a criação de um centro universitário (0,8% de aumento) e ainda o aumento de 0,3% nas faculdades, cujo número absoluto passou de 1.973 para 1.978.
   
Os números apontam para uma queda no ritmo de criação de novas instituições. Segundo a categoria administrativa, observa-se o aumento de 1,7% instituições municipais, 1% instituições federais, e 0,5% instituições privadas. Houve uma queda de 1,2% no número de instituições estaduais, decorrente de integrações.
   
O maior número de faculdades (92,5%) e de centros universitários (96,7%) está vinculado ao setor privado. As universidades estão distribuídas em proporção aproximada entre setor público e privado, 52,5% e 47,5% respectivamente.

Rede Federal é destaque em Matemática

Dos cem medalhistas de ensino médio da quarta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), 74 são alunos da rede federal: de escolas técnicas, colégios militares e colégios de aplicação de universidades federais. “Isso revela que temos um modelo de ensino médio que pode funcionar muito bem”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. 
   
A Obmep é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem como objetivo incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio.  Nesta edição, participaram da competição 18 milhões de alunos matriculados em 40,3 mil escolas públicas de 5.493 municípios brasileiros.  
   
Três mil alunos de quinta a oitava série (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e do ensino médio serão premiados nesta edição da olimpíada, com 300 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze. A premiação está prevista para março, no Rio de Janeiro.

Prova Brasil - Outro dado significativo desta edição é que 70% dos alunos da oitava série do ensino fundamental que tiveram as melhores notas na Prova Brasil são medalhistas da Obmep. A informação foi obtida a partir de um cruzamento entre os dois resultados. De acordo com o ministro, as duas provas estão atingindo os objetivos ao identificar os jovens talentos, que passam a receber atenção especial do governo federal. 

Iniciação Científica - Outra novidade é o lançamento de um programa de bolsas de iniciação científica e mestrado. A intenção é contemplar alunos que receberam medalhas nas competições anteriores e já cursam a universidade. “São cerca de 700 estudantes nessa situação. A idéia é possibilitar uma formação matemática sólida a esses jovens”, destacou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

BANDA DA RIBEIRA LANÇA ARTE DA CAMISA

A Banda da Ribeira apresenta, no ensaio desta quarta-feira, as 19hs, na Rua Chile, a arte da camisa 2009, feita pela artista plástica Ângela Almeida. Também vai ser anunciado o homenageado deste ano: Severino Galvão, boêmio e rei momo alternativo de Natal, falecido em 1994. 

O ensaio é aberto e já se tornou um tradicional ponto de encontro de velhos e novos amigos. Neste 11º ano a banda vai sair às 19hs, no dia 13 de fevereiro, do Beco da Lama, no Centro, até o Largo da Rua Chile onde haverá o baile de carnaval com a participação dos artistas Babau, Isaque Galvão, Lane Cardoso, Krystal, Sueldo Soares, Dosinho e Valéria Oliveira. 

Sob a batuta do maestro Antônio Pádua, a banda tem 34 membros e fará um percurso entre a Cidade Alta e a Ribeira passando pela Praça André de Albuquerque, Junqueira Ayres, Tavares de Lira até a Rua Chile. A banda da Ribeira não tem fins lucrativos. Tem o patrocínio da lei Djalma Maranhão através da empresa Cidade do Natal. Defende a preservação do carnaval tradicional, do patrimônio do Centro Histórico e a valorização dos artistas locais.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Defensores da auto-hemoterapia resistem

MENSAGEM AO CENTRO DE ESTUDOS DO GENOMA HUMANO

A Dra. Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano respondeu a algumas perguntas sobre auto-hemoterapia através do site da revista Veja, mas deixou de levar em consideração dados importantes para o tema. Em vista disto, enviamos uma mensagem àquele centro, considerando que republicaram o questionário no seu próprio site, dando maior propagação ao assunto, como se a auto-hemoterapia não tivesse qualquer comprovação científica.

Destaco que “A resposta taxativa de que “Enquanto não houver estudos desse tipo não existe base científica para sugerir qualquer poder de cura ou melhora clínica por auto-hemoterapia” deixa de considerar posicionamento adotado pelo Conselho Federal de Medicina, conforme mostraremos a seguir.” 

1. CFM volta atrás para permitir auto-hemoterapia com tampão sanguíneo (http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-tsp.htm) - onde mostramos que a auto-hemoterapia é permitida aos anestesistas.

2. Detalhe intrigante sobre descoberta da cura do câncer (http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-um.htm) - onde mostramos que os cientistas apresentaram ao mundo uma descoberta baseada em apenas um caso estudado, enquanto a auto-hemoterapia já funcionou para milhões de pessoas durante mais de cem anos. 

3. Superficialidade no Parecer do CFM sobre Auto-Hemoterapia (http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-abstracts.htm) - onde são apontados erros do Parecer do CFM. 

4. Médico quer equilíbrio na avaliação da auto-hemoterapia (http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-alex.htm)- onde ao contrário do que está colocado no parecer do CFM, o Dr. Alex Botsaris afirma que “não é verdade que essa terapêutica não tenha nenhum fundamento”
Concluímos dizendo que “Não se trata, portanto, de assunto encerrado e resolvido, como querem aquelas autoridades e que gostaríamos que fizessem a leitura de artigos sobre esses temas acima enumerados, para ver que não estamos malhando com ferro frio.”

Retiro do Shalom – Renascer 2009

O evento ocorre anualmente e neste ano, as atividades ocorrerão de 22 a 24 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, sempre encerrando com uma missa, nas dependências do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM).

Sua programação contará com missa, louvor, adoração e aconselhamento.  Além disso, haverá cursos para jovens e casais. Haverá ainda uma parte do retiro disponibilizada para o público infantil, que será o "Renascerzinho".

Segundo o responsável pela divulgação do evento, Celiton Moura, a previsão é de que 500 pessoas compareçam ao evento. "Os pregadores serão Pe. Ricardo Rubens, o coordenador do Shalom local, Kléber Marinho e provavelmente o bispo Mariano Manzana", disse.