sábado, 25 de abril de 2009

Supremo divulga texto de jornalista potiguar

A Audiência Pública sobre Saúde que o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará nos dias 27, 28 e 29 de abril, e 4, 6 e 7 de maio, das 9h às 12h, com transmissão pela Rádio e TV Justiça tem incluído entre as contribuições da sociedade civil um texto do jornalista potiguar Walter Medeiros. Referindo-se ao tema “Obrigação do Estado de disponibilizar medicamentos ou tratamentos experimentais não registrados na ANVISA ou não aconselhados pelos Protocolos Clínicos do SUS”, o jornalista defende a liberação do uso da auto-hemoterapia, em artigo intitulado “Pelo fim de uma agressão à arte de curar”.

O artigo na íntegra pode ser visto no site do Supremo Tribunal Federal – STF, cujo link específico é: 

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=processoAudienciaPublicaSaude&pagina=Artigos

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Micarla propõe mudanças no Plano Diretor

A Prefeita Micarla de Souza encaminhou à Câmara Municipal de Natal o Projeto de Lei 0087/09, que prevê mudanças no Plano Diretor da cidade. O documento foi encaminhado na última quarta-feira,22, e visa dispor sobre os limites das áreas adensáveis do município.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Abertas as inscrições para o edital Rumos Jornalismo Cultural

A terceira edição do Rumos Jornalismo Cultural reitera a importância de identificar um caminho possível para a compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e das instituições culturais no jornalismo de cultura brasileira. A iniciativa conta com o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e do Terra Networks Brasil (Portal Terra -http://www.terra.com.br/).

O edital é dividido em duas carteiras:

- carteira Estudantes: o estudante - que deve estar cursando, no 1º semestre de 2009, o terceiro, o quarto ou o quinto período de graduação em jornalismo ou comunicação social - deve inscrever uma reportagem de cultura, realizada de acordo com as especificações expressas no edital.

- carteira Professores (graduação e pós-graduação): o profissional, que deve ter pelo menos dois anos de experiência comprovada, concorre com um trabalho individual, ainda não publicado. O texto deve abordar o aperfeiçoamento do professor na disciplina de jornalismo cultural e/ou formação do aluno em jornalismo cultural. O texto pode ser uma reflexão, projeto ou case.

Mais informações sobre conteúdo, prêmios, repercussão dos trabalhos selecionados, critérios de participaçãp e formas de envio de trabalhos no site http://www.itaucultural.org.br/.
Prazo de envio de trabalhos: até 31 de julho de 2009. Inscrições somente pela internet.
Dúvidas: envie e-mail para rumosjornalismo@itaucultural.org.br.
Novidade: Blog Rumos: http://rumos2009.wordpress.com/. Acesse e acompanhe as atividades presenciais Rumos em todo país.

Contato:

Luiz Pedreira - Comunicação Dirigida - Itaú Cultural - luiz.pedreira@comunicacaodirigida.com.br;  Telefone: (11) 8405-4664

Roche apoia Casa do Bem

O projeto Surfistas do Bem viveu no último feriado um dos seus melhores momentos, com a entrega por parte de funcionários da empresa Roche de um mirante para ser utilizado durante as aulas do projeto. O equipamento montado na praia de Miami, em Areia Preta, é formado por matéria prima totalmente ecológica, sem agressão ao meio ambiente, vazado, permitindo visualização total da praia para quem passa na Via Costeira.

O equipamento tem utilidade pública e vai ser usado pelos vários projetos da Casa do Bem e por policiais militares e salva-vidas, valendo ainda para diversas outras serventias.

Durante o ato de montagem e entrega do mirante, a Roche supreendeu a todos os presentes, doando vários outros itens importantes para o desenvolvimento do projeto, como pranchas de surf, de bodyboarding, roupas apropriadas, parafinas, uma biruta e custeando as despesas da participante do projeto Alessandra Ramos, que vai por conta da Roche participar do Circuito Brasileiro de Surf em Salvador, São Paulo e Santa Catarina.

Os funcionários da Roche, presenciando a importância do projeto e convivendo com os jovens surfistas, também entraram no clima da solidariedade e doaram a princípio 12 pranchas, aproveitando a Roche para dobrar este número, mantendo as 11 que já estavam doadas.

Em breve vamos relatar quantas pranchas resultou toda a doação, pois as mesmas estão sendo providenciadas.

O projeto Surfistas do Bem oferece atualmente aulas de valores humanos e de surf e bodyboarding para 100 jovens de Mãe Luiza, ocupando uma residência gentilmente cedida pelas irmãs Cristiana e Ariana Mota, além de contar com o apoio da Pão & Companhia, Rarus Hotéis, Salsa Bar, Livraria Câmara Cascudo, rede de postos São Luiz, Natal Seguro Premiado, Apurn e diversos outros doadores eventuais.

CINECLUBE MOSSORÓ apresenta: ÁRIDO MOVIE

Jonas (Guilherme Weber) trabalha com a previsão do tempo em uma rede de televisão de São Paulo. O assassínio de seu pai, Lázaro, interpretado pelo veterano Paulo César Pereio, obriga-o a voltar à sua terra natal.  No entanto, Jonas, que imigrou para o centro-sul do Brasil ainda quando criança, não está habituado ao modus vivendi do povo nordestino e ignora que por trás do chamado que recebeu para volver às suas origens está a incumbência de vingar a morte de seu pai e salvaguardar a honra de uma família que parece não lhe pertencer.

O protagonista enfrenta, em momentos distintos de sua vida, as duas principais sinas do homem nordestino: a primeira delas, a emigração, a do indivíduo que abandona o chão onde nasceu por um motivo de força maior; e a segunda, a da obrigatória reparação às afrontas, cujas raízes estão tão bem fincadas no sentimento do povo sertanejo, que ainda é capaz de subsistir numa realidade completamente diversa daquela onde se originou.

O filme, segundo ‘longa’ do diretor Lírio Ferreira, que ficou conhecido por Baile Perfumado, obteve considerável reconhecimento da crítica em vários festivais que participou, ganhando 6 prêmios no Cine PE e o prêmio de melhor diretor no Festival de cinema brasileiro de Miami. Vale lembrar que o impagável Selton Melo, ainda com um quê de seu personagem em o ‘Auto da Compadecida’, faz parte do elenco.

SERVIÇO:

- Dia: 25 de abril

- Horário: 19:00 horas

- Local: Hotel Villa Oeste

 A entrada é franca.

A covardia do anonimato

Nenhum blogueiro tem a obrigação de publicar os comentários que recebe. Entretanto, eu me acho na obrigação de publicá-los por uma questão ética (coisa que aprendi nos bancos da faculdade de Comunicação Social). Contudo, nenhum blogueiro, mesmo o ético, publicará comentários anônimos que fazem ataques a quem quer que seja, inclusive a ele próprio, exatamente pelo mesmo motivo, pois o “anônimo” neste caso é uma pessoa totalmente sem ética e sem escrúpulos, que não dá o direito de defesa à sua vítima. Também não adianta inventar nomes fictícios para encobrir a covardia, uma vez que nenhum novo nome mudará o caráter covarde de um anônimo.