quinta-feira, 25 de junho de 2009

Movimento em prol da exigência do diploma para Jornalista

Chuva de bala no país de Mossoró

Registrado pela câmera de George Harrison Vale, o Chuva de bala no país de Mossoró, é um espetáculo teatral apresentado como parte da programação do Mossoró Cidade Junina. Vale a pena assistir!

Avião da alegria sai de Natal para Lisboa, em Portugal

O deputado petista, Fernando Mineiro, denuncia a viagem patrocinada pela Prefeitura Municipal de Natal para 40 pessoas, com a desculpa de divulgar Natal no Exterior. Segundo o Deputado Estadual, entre os beneficiados encontra-se a miss RN Larissa Costa e o namorado, alguns empresários de jornais, vereadores e secretários municipais. Veja o texto:

"O título é o apelido que a repórter Anna Ruth deu uma viagem à Lisboa, promovida pela Prefeitura de Natal nestes dias em que uma chuvinha boa e besta vez em quando acinzenta nossa cidade. Segundo matéria publicada na Tribuna do Norte, edição de hoje, “ O projeto da ‘Semana Natal em Lisboa’” contará com uma comitiva de 40 pessoas, que partiram da capital potiguar com bilhetes aéreos pagos por recursos públicos”.

O mecanismo usado foi de uma lógica simples e elementar, dispensando maiores investigações. Segundo as notícias a Prefeitura de Natal firmou um convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), e repassou a esta entidade o montante de R$300.000,00. Pra promover o turismo local, segundo o objeto do convênio. A ABIH, então, usou estes recursos para pagar as citadas passagens. Promovendo o turismo, ora pois.

Na caravana rumo ao velho continente vão a Prefeita Micarla e assessores, jornalistas, empresários, vereadores, os dois presidentes da Câmara Municipal de Natal, a miss Brasil e seu namorado, todos cientes do dever de promover o turismo natalense. Não fossem as matérias de Anna Ruth não ficaríamos sabendo desta viagem, tão ensurdecedor é o silêncio de boa parte das mídias locais.Aqui ficamos nós com a greve dos ônibus, a crise na saúde, os alagamentos, e as tantas quadrilhas estilizadas que eu nem sei mais se estou aqui ou na Sapucaí."

Fernando Mineiro

Nota do blog: O que não dá para entender é como empresários de jornais, que circulam em Natal, vão divulgar a cidadel, se os seus diários não circulam no exterior. Qual o papel do namorado da miss RN na equipe? entre tantos outros questionamentos que deixariam este texto altamente cansativo.

Quarenta senadores já assinaram PEC que prevê exigência de diploma para jornalistas

Da Agência Brasil

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirma já ter coletado 40 assinaturas de apoio à apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de curso superior de comunicação social para o exercício da profissão de jornalista. Para a apresentação da PEC são necessárias 27 assinaturas.

Segundo a proposta, o exercício da profissão de jornalista será privativo de portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, acrescenta um parágrafo único, que torna facultativa a exigência do diploma para colaboradores.

Consultado, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Corrêa afirmou "ser possível tornar obrigatória a exigência do diploma por meio de emenda constitucional". Mas Corrêa chamou a atenção para o risco de a iniciativa ser interpretada como repreensão à decisão do STF, na semana passada, que dispensou o diploma para o exercício profissional de jornalista.

O senador Antonio Carlos Valadares solicitará também que o Senado realize audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), com representantes de associações e federações de jornalistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de estudantes e jornalistas. Segundo ele, o objetivo dessas audiências será o de aperfeiçoar o texto da PEC.

Pedro Peduzzi"

Desmatamento na Amazônia cai 89% em maio

O desmatamento na Amazônia caiu 89% em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês em 2008. De acordo com o Instituto de Pesquisa Espacial (Inpe), responsável pela divulgação dos dados, o total da área desmatada foi de 123 km2. “Nossa meta é alcançar em 2017 o desmatamento zero”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24).

O ministro declarou que a soma do desmatamento dos cinco primeiros meses deste ano é menor do que a taxa do mês de abril do ano passado. O Mato Grosso foi o estado brasileiro com o maior índice de desmatamento (61%), seguido por Roraima (17,72%) e Maranhão (17,63%). O sistema utilizado para a medição foi o Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real). Na medição deste ano, a cobertura de nuvens foi de 62%, em contraponto aos 46% do mesmo período no ano passado.

Entre as causas da redução, os pactos com os setores produtivos de soja e madeira, ao aumento da aplicação de multas, à Operação Arco Verde e à atuação do Ibama em conjunto com a Força Nacional e as Polícias Federal e Rodoviária, que realizaram intensas operações de fiscalização e apreensão em toda a região.

O ministro anunciou o pacto que será firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para sanar o custo social da operação Arco Verde. O novo pacto prevê a piscicultura, o manejo florestal e a agricultura de baixo impacto como alternativas de trabalho para as pessoas que antes trabalhavam em atividades ilegais.

O delegado da Polícia Federal, Álvaro Palharini, da Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente destacou a parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Força Nacional e Polícia Rodoviária e afirmou que nunca houve um trabalho de fiscalização tão intenso e árduo quanto agora, o que resultou na expressiva queda do desmatamento. Ele citou a importância das operações Arco Verde e Portal que controla o escoamento de madeira dos estados do Acre, Rondônia, do sul do Amazonas e do noroeste do Mato Grosso.

Operações - Segundo o diretor do Ibama, Luciano Evaristo, das 300 operações planejadas para este ano, 103 já foram realizadas entre janeiro e junho. A maior parte das ações estratégicas será executada no período crítico da seca que teve início em maio e se estende até agosto. Do começo do ano até agora, o Ibama já aplicou um total de 1.102 multas, o que equivale a aproximadamente R$806 milhões.