sábado, 19 de setembro de 2009

Blogs facilitam acesso da população a serviços dos Centros de Assistência Social

Os moradores da pequena cidade de Pingo D’Água (MG), a 270 km de Belo Horizonte, estão mais conscientes dos seus direitos e bem informados sobre cursos, oficinas e serviços socioassistenciais oferecidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Desde abril de 2008, eles contam com um blog que promove o contato direto dos gestores com os usuários dos serviços e a população em geral.

A iniciativa foi do coordenador do Cras, o psicólogo Sérgio Santos Siqueira, e da assistente social e gestora do Programa Bolsa Família no Município, Amatuze de Jesus Siqueira. O contato com os Centros de Referência de outras cidades mineiras para trocar experiências não foi o único resultado positivo do blog. Depois que a nova ferramenta foi colocada em funcionamento, aumentou a procura pelas atividades oferecidas, como cursos, oficinas, palestras e atendimentos.

“Aconselho aos profissionais que atuam nos Cras a criar um blog para mostrar de forma concreta o trabalho desenvolvido e trocar informações de forma rápida. A internet não tem limite”, afirma Amatuze Siqueira. Uma prova disso é que a falta de computadores em casa não impede os moradores de visitar o blog. O acesso pode ser feito de um dos três telecentros da cidade. O endereço do blog é http://craspd.blogspot.com

Melhoria no atendimento - Outra experiência bem sucedida com a utilização de blog é realizada no município de São Vicente (RN), a 200 km de Natal. Desde 2007, a ferramenta vem possibilitando a integração de diversas áreas como saúde, assistência social e educação. O trabalho integrado significa a melhoria do atendimento à população, que é incentivada a participar com comentários, opiniões e críticas.

“O blog possibilitou elevar a autoestima dos usuários”, constata Maria da Guia de Medeiros coordenadora do centro. O blog do Cras de São Vicente pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://saovicenteselada.blogspot.com



Consumidor tem nova opção para escolher carros menos poluentes

Na hora de decidir que carro comprar, agora será mais fácil optar pelo que emite menos poluentes e CO2 (dióxido de carbono). O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) colocaram à disposição do consumidor dois instrumentos que vão facilitar a opção pelo consumo consciente: a Nota Verde e o Indicador de CO2. Com os dados de marca, modelo e ano, é possível fazer consultas e comparações entre os veículos leves ano 2008. Os dados para os veículos 2009 estarão disponíveis até novembro.

O banco de dados utilizado é o da própria indústria automobilística e foi trabalhado para dar acessibilidade ao usuário.  “Agora, o consumidor vai poder tomar decisões de compra que levem em conta não só os critérios de economia ou desempenho, por exemplo, mas também o que é melhor para o meio ambiente, para a saúde e para o futuro”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A consulta lista cerca de 250 modelos e compara os níveis de emissões de CO2, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos, esses últimos responsáveis por 99% da poluição veicular. A lista, preparada pelo Ibama, obedece aos critérios da EPA, agência ambiental norte-americana, e do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC, em inglês). Como os guias do IPCC 2006 consideram que o álcool tem emissão zero de CO2, não há o indicador para carros a álcool.

Nota - A Nota Verde varia de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor a emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio. Já com o indicador de CO2, o consumidor obterá informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. A escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. Aquele que emitir menos CO2 receberá nota 10.

Além dos dois indicadores, também será possível consultar os dados de consumo por litro de combustível dos veículos das montadoras que enviarem os dados, já que o fornecimento é voluntário. As novas ferramentas estão disponíveis nos sites do MMA (www.mma.gov.br) e do Ibama (www.ibama.gov.br).

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Novo texto sobre financiamento estudantil é aprovado na Câmara

O projeto de lei que muda as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi aprovado na Câmara dos Deputados. A principal mudança se refere à diminuição dos juros do financiamento – de 6,5% para 3,5% ao ano. A proposta segue para aprovação no Senado Federal.

Os juros de 3,5% ao ano – abaixo da inflação – valerão para os novos contratos e para o saldo devedor dos contratos já financiados. Além disso, pelo novo texto, o prazo de financiamento subirá para até três vezes o tempo do curso. Antes, era de duas vezes. Isso significa, por exemplo, que o estudante de um curso de quatro anos terá 12 anos para pagar o empréstimo.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, as novas regras do Fies vão permitir que mais pessoas tenham acesso à educação superior. “A mudança tem o objetivo de trazer maior justiça social. É um subsídio estatal para que o estudante possa se graduar”, disse.

Outra novidade é a permissão para que o aluno recorra ao Fies sempre que necessitar. Ainda de acordo com o texto, os egressos dos cursos de licenciatura e medicina que atuarem como professores da rede pública ou como médicos do programa Saúde da Família poderão pagar o financiamento com o exercício da profissão. Com isso, reduzirão 1% da dívida a cada mês trabalhado.

O texto foi aprovado na forma de substitutivo ao projeto de lei nº 4.881/09, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), no qual foi apensado o projeto originário do executivo, nº 5.413/09.

Mudança de operadora alcança hoje três milhões de pedidos

A facilidade de trocar a operadora de telefonia, sem mudar o número do aparelho, deve completar hoje (18) a casa dos três milhões de usuários brasileiros. A implantação da chamada “portabilidade numérica” completou um ano em 1º de setembro. Até a meia noite do dia 16 de setembro, exatos, 2.971.135 brasileiros solicitaram a mudança das empresas de telefonia. Desse total, 35% são usuários de telefonia fixa e 65% de telefonia móvel.

Ao todo, 2.207.621 mudanças já foram efetivadas de acordo com a Entidade Administradora da portabilidade numérica, ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações). O recorde atual foi no mês de agosto, quando os pedidos de migração ultrapassaram os 400 mil, envolvendo usuários de telefonia móvel e fixa. Outra marca para o serviço foi alcançada em 9 de setembro, quando os pedidos de portabilidade de telefonia fixa ultrapassaram a casa de um milhão de solicitações.

Regulamento - Desde 2 de março deste ano, todos os 5.565 municípios brasileiros contam com o serviço. A data é emblemática porque foi prevista pelo regulamento da Anatel, que exigia a abrangência para todo o País até 13 de março. Desta forma, o cronograma foi cumprido com 11 dias de antecedência. Hoje, os 67 DDDs do país têm disponibilidade da troca de operadora mantendo o número de identificação do telefone. Uma restrição é que a troca só pode ocorrer dentro do mesmo DDD.

Para efetuar o serviço, o usuário deve se dirigir à nova operadora telefônica que escolher (veja relação dos documentos no box). Os consumidores devem exigir sempre o número do protocolo no momento da solicitação. Além de comprovante, o protocolo serve para o usuário acompanhar o andamento do processo de transferência.

Indicação do filme brasileiro ao Oscar 2010

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, vai anunciar hoje, 18 de setembro, a partir das 12h, o nome do filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2010.

O anúncio será feito pelo secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, durante entrevista coletiva à imprensa, imediatamente após a decisão da Comissão Especial de Seleção, que estará reunida desde às 10h, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

A comissão é composta pelo secretário e por personalidades consagradas no meio cinematográfico: o crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, o produtor Beto Rodrigues, a professora e pesquisadora Ivana Bentes, o diretor e cineasta Carlos Gerbase e o exibidor Luiz Gonzaga De Luca.

Dez filmes brasileiros estão concorrendo a uma indicação para a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Entraram na disputa: A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele; Besouro, de João Daniel Tikhomiroff; Budapeste, de Walter Carvalho; Feliz Natal, de Selton Mello; Jean Charles, de Henrique Goldman; O Contador de Histórias, de Luiz Villaça; O Menino da Porteira, de Jeremias Moreira; Salve Geral, de Sérgio Rezende; Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte; e Síndrome de Pinnochio - Refluxo, de Thiago Moyses.

Menos de 10% dos filmes brasileiros exibidos no primeiro semestre de 2009 se inscreveram para concorrer a uma vaga para o cobiçado prêmio. Do total de 108 filmes, só dez se apresentaram para disputar uma indicação para a 82ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, o Oscar 2010.

O riso não inspirou nenhum dos diretores concorrentes. Mas as aventuras, dramas policiais e registros históricos são alguns dos temas presentes nas dez produções nacionais que disputam a estatueta. Ganhar um Oscar - considerado um dos maiores prêmios do cinema mundial - significa emplacar uma bilheteria com retorno garantido em todos os países do mundo, além de ter o nome inscrito e consagrado para sempre nos anais da sétima arte.

Os dez diretores brasileiros, estreantes e não-estreantes, buscaram traduzir a identidade brasileira nas histórias povoadas por personagens reais ou imaginários e com essa singularidade conquistar a Academia de Hollywood. O filme nacional escolhido concorrerá com produções de mais de 95 países à indicação final.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Poço Feio poderá sofrer interdição de órgãos federais

A precariedade de preservação da caverna de Governador Dix-Sept Rosado conhecida popularmente como Poço Feio, poderá determinar a sua interdição nos próximos dias por agentes do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e ICMbio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Segundo foi constatado por um grupo de pesquisadores que visitou a caverna no último final de semana, as visitações, principalmente nos finais de semana, vem provocando a depredação de forma incontrolável, com pichações, muito lixo no seu interior, fogueiras e outras ações prejudiciais ao meio ambiente.



Segundo o Chefe do Escritório local do ICMbio, Darcy Santos, a cobrança de entrada na propriedade para permitir o acesso ao local é uma irregularidade, tendo em vista que não existe nenhum plano de manejo para preservar a caverna que, juridicamente, pertence a União, por ser um patrimônio espeleológico e por estar dentro de Área de Preservação Permanente do Rio Mossoró.



As ações que os dois órgãos federais poderão desenvolver no local vão da interdição até a proibição da cobrança e exigência de elaboração de um plano de manejo, prevendo uma campanha de educação ambiental para os freqüentadores que estão depredando totalmente o patrimônio natural da cidade de Governador Dix-Sept Rosado.



Foram constatadas na área várias irregularidades, como fogueiras para churrasco (feitas com a própria vegetação local), muito lixo (garrafas pet, cacos de vidro, preservativos usados, latinhas de cerveja etc) no interior da caverna e dentro da área usada para o banho. Havia no local neste último final de semana, cerca de 60 pessoas, que foram para lá em busca de lazer, sem que tenha sido feito nenhuma pesquisa de capacidade de carga que determinasse o número de pessoas que a caverna suporta. O Rio Mossoró também vem sofrendo com essa demanda para a caverna, tendo em vista que nessa área ele está totalmente assoreado.

Chile decide adotar padrão nipo-brasileiro de TV Digital

A criação de um modelo de TV Digital comum na América Latina ganhou forte impulso nesta segunda-feira (14) com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Peru e o anúncio do Chile de adesão ao ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV Digital aberta nipo-brasileiro. A avaliação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e foi feita após a assinatura do convênio, em solenidade realizada em Brasília, com a presença do ministro de Transportes e Comunicações do Peru, Enrique Cornejo.

“Estamos caminhando para um grande sistema sul-americano de televisão digital, com a adesão do Peru, Argentina e Chile”, disse Costa. Ele revelou que a expectativa é que, em outubro, Venezuela também faça o anúncio formal de sua decisão pelo sistema. “Isso vai facilitar todo o intercâmbio dos países do cone sul. Não apenas o intercâmbio comercial, mas também cultural, artístico e tecnológico”, comentou.

“Tomamos a decisão correta e no momento correto. Agora vemos que a Argentina, há três semanas, e agora o Chile, fizeram o mesmo. Estamos seguros que outros países também vão tomar a mesma decisão”, afirmou Enrique Cornejo. “Vamos apontando para a construção de um sistema tecnológico sul-americano, que permitirá maior integração entre nossos países”. O ministro peruano comentou que a TV Digital é potencialmente “um poderoso instrumento de inclusão social”.

Técnicos garantem vantagens do modelo aceito e aperfeiçoado pelo Brasil

Os dois ministros de Estado anunciaram, ainda, a realização do 1º Fórum Latino-Americano de TV Digital, que começa a partir da próxima segunda-feira, 21 de setembro, em Lima, capital do Peru. O evento terá a participação de autoridades e técnicos peruanos, brasileiros, japoneses, além de argentinos e do Chile, cuja decisão pelo mesmo padrão de TV Digital aberta foi comemorada por autoridades brasileiras.

A decisão do Chile não chegou a surpreender diplomatas e técnicos brasileiros, que já haviam recebido sinalizações do governo da presidente Michele Bachelet sobre a simpatia pelo modelo nipo-brasileiro. Mas veio rápida, após inúmeras reuniões e visitas, inclusive de Hélio Costa, que esteve no país em abril. Em fevereiro, ele também foi a Lima para reuniões com o presidente Alan Garcia e o próprio Cornejo. Em abril, o governo peruano anunciou sua decisão. Em agosto, foi a vez da Argentina.

Em todos os três casos, pesaram os argumentos técnicos sobre as vantagens do modelo adotado e aperfeiçoado pelo Brasil. De acordo com o ministro peruano, foram levados em consideração três critérios para a tomada de decisão: vantagens tecnológicas, econômicas e de cooperação.

Enrique Cornejo disse que a adoção do padrão ISDB-T foi embasado em estudos técnicos que ocorreram nos últimos dois anos, que confirmaram e apontaram as vantagens do sistema de TV nipo-brasileiro sobre os dois principais concorrentes, ASTC (americano) e DVB (europeu).