sábado, 6 de março de 2010

Planeta acumula, cada vez mais, gases do efeito estufa



Nos últimos cem anos, produtos tóxicos lançados na atmosfera pelas indústrias, carros e caminhões e atividades ligadas à agricultura têm levado a uma concentração cada vez maior de gases de efeito estufa no planeta. Eles permitem que a luz do sol chegue à superfície da Terra, mas impedem parcialmente a saída do calor, provocando aquecimento da atmosfera.
Marcello Casal Jr/ABrMoradores de grandes cidades sofrem com chuvas e inundações
  • Moradores de grandes cidades sofrem com chuvas e inundações
Somado a isso, o crescimento da população e o uso dos recursos naturais para sua sobrevivência têm levado ao aumento do desmatamento e à escassez de água.
Pesquisadores que estudam o assunto ainda não chegaram a uma conclusão sobre a extensão dos problemas que as mudanças climáticas podem acarretar. No entanto, eles acreditam que várias alterações devem ocorrer, entre elas:
•    A mudança nos regimes regionais de chuva. As chuvas seriam mais abundantes, mas a água evaporaria mais rápido por causa do calor, deixando os solos mais secos. Essa alteração causaria prejuízos à agricultura e reduziria também o fornecimento de água potável, já bastante escassa em várias regiões do planeta.
•    O deslocamento das zonas climáticas e agrícolas em direção aos pólos. É possível que as principais áreas produtoras de grãos hoje sofram secas e ondas de calor mais frequentes, prejudicando as plantações.
•    O derretimento de geleiras e o aumento da temperatura dos oceanos. Essa alteração pode elevar os níveis do mar, ameaçando zonas costeiras e ilhas de baixa altitude, e influenciar as correntes marinhas, causando mais mudanças climáticas.
Países
Governantes do mundo todo estão agindo para deter as mudanças climáticas. Em 1992, representantes de vários países se reuniram no Brasil para a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), a Rio-92, onde foram avaliadas questões relativas ao meio ambiente. Desse encontro nasceu a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, um tratado internacional criado para avaliar como resolver o problema do aquecimento global.
Entre outros assuntos, a convenção estabelece que os países participantes concordam em desenvolver programas nacionais que desacelerem a mudança do clima, recomenda que tecnologias e conhecimentos técnicos ambientalmente saudáveis sejam desenvolvimentos e compartilhados, apoia o conceito de desenvolvimento sustentável e enfatiza a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a mudança do clima.
Na convenção foi acordado que representantes dos países teriam encontros periódicos para discustir o meio ambiente. Tal determinação foi o ponto de partida para ações futuras, como o Protocolo de Quioto, estabelecido no Japão em 1997. O Protocolo, que entre outras coisas criou metas e prazos para que os países cortem suas emissões de gases do efeito estufa, é um sinal de que a comunidade internacional está disposta a encarar a questão e começar a tomar ações concretas para minimizar o risco das alterações climáticas.
O que cada um pode fazer
Todos os cidadãos podem fazer o seu papel para preservar a natureza e ajudar a reverter as mudanças climáticas. O ponto de partida é consumir menos recursos e de maneira mais consciente, alterando os hábitos, estabelecendo critérios de compra, de descarte de produtos e de contratação de serviços e exigindo que empresas e governos façam sua parte. Por causa de incentivos e pressões de governos e da sociedade, as empresas e indústrias também estão buscando meios de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.
Fonte: Portal Brasil

Brasil: maior diversidade biológica do Planeta



Biodiversidade ou diversidade biológica é o conjunto das espécies de seres vivos existentes na biosfera, ou seja, nas partes do planeta Terra onde há vida. Pesquisadores estimam que existam entre 10 milhões e 50 milhões de variedades de plantas, animais e microrganismos no mundo, sendo que, até agora, foram classificadas e nomeadas apenas 1,5 milhão. O Brasil é considerado o país com maior diversidade biológica do planeta, já que aproximadamente 13% das espécies conhecidas estão nesse território.
Ameaças à biodiversidade
Em tempos remotos, fatores biológicos e ambientais, chamados de causas naturais, eram responsáveis pela extinção de determinadas espécies. Entre eles as erupções vulcânicas, mudanças climáticas e competição entre os animais. A espécie humana, no entanto, ao longo de sua evolução, interferiu no ecossistema e se tornou a principal ameaça aos outros seres vivos que habitam o planeta.  Entre as principais intervenções estão:
- destruição e fragmentação de habitats, como desmatamento, desertificação, queimadas, mineração, represamento da água, erosão e assoreamento, urbanização e vias de transporte;
- introdução de espécies e doenças exóticas (na agricultura, pecuária, piscicultura e urbanização);
- exploração de espécies de plantas e animais (extrativismo vegetal, lenha e carvão; exploração seletiva de madeira, caça e pesca);
- e contaminação do solo, água e atmosfera (gases tóxicos, partículas no ar, agrotóxicos e fertilizantes agrícolas, salinização, resíduos sólidos tóxicos, resíduos tóxicos na água, excesso de nutrientes nas águas).


Entre os fatores indiretos, econômicos e sociais, estão:

- crescimento acelerado das populações humanas, com aumento do desmatamento e do comércio de espécies ameaçadas de extinção;
- distribuição desigual da propriedade, da geração e fluxo dos benefícios vindos da utilização e conservação da biodiversidade;
- sistemas e políticas econômicas que não atribuem o devido valor ao meio ambiente e aos recursos naturais;
- sistemas jurídicos e institucionais que promovem exploração não sustentável dos recursos naturais;
- desconhecimento e falhas na aplicação de meios de conter as ameaças à biodiversidade.
Brasil
A Constituição Brasileira de 1988 passou a considerar o meio ambiente como fator estratégico para tomada de decisões políticas, reconhecendo a ligação entre o desenvolvimento social e econômico e a preservação da natureza. Com o tempo, essa mudança de visão também foi adotadas pelas administrações estaduais e municipais, que passaram a dividir com o governo federal uma parte da responsabilidade na condução das políticas ambientais.
Ao sediar a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92, e ratificar a assinatura da Convenção sobre Diversidade Biológica, o Brasil reforçou o compromisso de proteger a sua biodiversidade.
                                 Foto: Vivian Rosa

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem participado ativamente desse compromisso. Dados sobre a biologia, taxonomia, distribuição e status de conservação das espécies são fundamentais para órgãos ambientais, ONGs conservacionistas e para as comunidades acadêmicas e científicas envolvidas na preservação ambiental.

Para aumentar o acesso a essas informações, o MMA selecionou e apoiou financeiramente pesquisas científicas destinadas à elaboração e implementação de planos de manejo de espécies ameaçadas. Uma vez implantados, são submetidos ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ajuda a definir de estratégias destinadas à conservação das espécies.

(Fonte: Portal Brasil)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Poetas e prosadores de Mossoró comemoram dia da poesia



A POEMA - Poetas e Prosadores de Mossoró divulga a programação alusiva ao Dia Nacional da Poesia, comemorado nacionalmente no dia 14 de março:

Dia 12 - Sexta-feira

Abertura em Grossos/RN a partir das 19 horas com recital/musical livre com a presença de poetas mossoroenses e também da cidade.

Presenças do músico Genildo Costa, da Cia. Escarcéu de Teatro, da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró - AFLAM, da POEMA e da Fundação Vingt-un Rosado.

Distribuição de pôster-poético produzido pelo jornal O Mossoroense.

Dia 13 - Sábado

Encontro de poetas n'O Sêbado a partir das 10 horas com musical/poético livre, homenagem ao poeta Luiz Campos e distribuição de pôster-poético produzido pelo jornal O Mossoroense.

O Sêbado fica na Rua Antonio Vieira de Sá (Rua da Praça do Rotary), 895 - Nova Betânia, próximo à CIMSAL.

Às 19 horas encontro de poetas no Cafezal (no Memorial da Resistência) de onde sairão em caravana por alguns pontos da cidade (Praça de Convivência, Flechal, Bate-papo, Seleto), fazendo recitais e distribuição do pôster-poético produzido pelo jornal O Mossoroense.

Dia 14 - Domingo - Dia Nacional da Poesia

Às 19 horas na Livraria Siciliano do Mossoró West Shopping: Bate-papo com Américo Pitta (Natal/RN) sobre a obra do poeta mossoroense Luiz Campos, coordenado por Kydelmir Dantas.

Apresentação do espetáculo "Nos Campos de Luiz", baseado em poemas de Luiz Campos, pelo Grupo Arruaça de Teatro.

Saúde usará e-mail para avisar sobre datas de vacinação contra gripe A (H1N1)


A segunda fase da campanha publicitária do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra gripe A (H1N1) começa a ser veiculada nacionalmente nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 14 de março. A novidade é que o ministério vai usar e-mails para avisar as pessoas sobre a data em que poderão tomar a vacina. Ao todo, haverá doses disponíveis para 91 milhões de pessoas. A expectativa é imunizar pelo menos 80% desse público.

A vacinação em todo o País vai de 8 de março e 21 de maio, dividida em sete etapas, cada uma voltada para um público específico. As datas estão vinculadas a um calendário, dividido por grupos prioritários: trabalhadores da área de saúde, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas e população de 20 a 29 anos. 

A partir de 8 de março, os interessados poderáo cadastrar seu endereço eletrônico na página do Ministério da Saúde, para receberem os avisos de vacinação, de acordo com o grupo a que pertencem ou no qual tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada. 

Esta segunda fase da campanha do Ministério da Saúde inclui filmetes com o ator Marco Nanini, que começam a ser veiculados nesta quinta-feira. Serão distribuídos, ainda, 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.

Na primeira fase, além da publicidade voltada para a vacinação, o Ministério da Saúde divulga, desde 22 de fevereiro, campanha de prevenção da gripe pandêmica. 

As peças da campanha já veiculadas ou em veiculação estão disponíveis no Portal Saúde:www.saude.gov.br. São 125 mil cartazes e 1 milhão de folders. Todo material impresso das duas campanhas é enviado às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição aos municípios. 

No Norte e Nordeste, onde o período de chuvas concentra-se no primeiro semestre do ano, a campanha publicitária voltada para prevenção de gripe pandêmica foi antecipada. As peças publicitárias começaram a ser veiculadas nessas duas regiões no dia 8 de fevereiro.

Calendário de vacinação:

De 8 a 19 de março: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, além da população indígena;
De 22 de março a 2 de abril: gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos;
De 24 de março a 7 de abril: idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas;
De 5 a 23 de abril: população de 20 a 29 anos;
De 10 a 21 de maio: população de 30 a 39 anos.

Fonte:
Ministério da Saúde

Deputado Jorge Khoury é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal elegeu para presidente o deputado Jorge Khoury (DEM-BA). Ele substitui o deputado Roberto Rocha (PSDB-MA).
Khoury disse que fará um levantamento dos assuntos em tramitação na comissão para decidir o que será possível analisar em ano de eleições. Ele prevê, no entanto, que propostas importantes, como as relacionadas à mudança climática, não ficarão fora do debate.
O deputado Jorge Khoury assume como uma de suas bandeiras selar o entendimento entre ambientalistas e ruralistas. Para tanto, ele afirmou que pretende conversar com o setor produtivo, entidades de classes, governos federal e estaduais, universidades, além de outros segmentos da sociedade. “Não há como separar os temas ambientais dos assuntos econômicos”, explicou.
Presidente CMA
Outra proposta a ser debatida pelo deputado, quando presidente, é a que cria uma Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Ele lembrou que muitos países já adotam esta política.
A posse do deputado Jorge Khoury na Comissão de Meio Ambiente foi bastante prestigiada. Segundo o deputado ACM Neto, Khoury é um político íntegro, que merece o respeito de todos, inclusive dos adversários.

Sobre o Deputado Jorge Khoury

Na Câmara dos Deputados, atuou como Presidente da Comissão de Finanças e Tributação; Relator Setorial da Integração e Meio Ambiente do Orçamento Geral da União (OGU/2001); foi Membro Titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, bem como suplente da Comissão de Finanças e Tributação, além da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Exerceu a função de Relator da Subcomissão da Reserva Legal (RL) e Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) e encontra-se como Relator da Política Nacional de Pagamentos pelos Serviços Ambientais (PSA); atuou como Relator da Receita do Orçamento Geral da União – OGU/2009; foi Membro Titular da Comissão de Mudança Climática, indo inclusive à COP-15 (Conferência do Clima da ONU, em Copenhague), como Delegado Brasileiro. Jorge Khoury licenciou-se do seu segundo Mandato e atuou como Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, vindo a licenciar-se novamente, no seu quarto Mandato, para criar e ser o primeiro Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Estado da Bahia. Nesse quinto período, foi eleito Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.  

(Fonte: ambientebrasil)

Banco alemão vai financiar projeto Megawatt Solar

Representantes do banco de fomento alemão KfW e a diretoria da Eletrosul Centrais Elétricas assinam hoje (05/03), termo de compromisso para financiamento do projeto que vai dotar o prédio sede e os estacionamentos da empresa, localizados em Florianópolis (SC), de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica a partir da luz do sol. 

Intitulado de Megawatt Solar, o projeto representa uma parceria entre Eletrosul, Eletrobrás, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),GTZ, Instituto Ideal e o banco alemão KfW. Além do repasse de 2,8 milhões de euros (cerca de R 7 milhões) a fundo perdido, o acordo a prevê a cooperação técnica entre as instituições. Para a implantação do projeto, serão necessários cerca de R 13 milhões, segundo o diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio. 

Os sistemas serão implantados no telhado do edifício e nos estacionamentos de veículos – algo em torno de 8 mil m² - e deverão gerar anualmente, em média, 1,2GWh, o equivalente a um consumo anual de cerca de 400 residências. Com a implantação este será o primeiro prédio público brasileiro a ser abastecido por energia fotovoltaica em grande escala. O projeto pretende vender a energia gerada para consumidores livres e especiais interessados em vincular a sua imagem à produção de energia limpa. 

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. é a subsidiária da Eletrobrás que atua na transmissão e geração de energia elétrica nos estados do RS, SC, PR e MS. Com sede em Florianópolis (SC). 

(ACS-ELETROSUL/ambientebrasil)

Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolve modelo de casa popular sustentável

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU/RJ, e uma indústria cimenteira, desenvolveu o projeto de uma casa modelo sustentável, com cerca de 45m2.

O projeto alia o baixo custo à preocupação ambiental, com sistemas de aquecimento solar, ventilação, captação de águas pluviais para reutilização em descargas no vaso sanitário, etc. 

Um coletor de óleo de cozinha, lixeiras para reciclagem e entrada de luz em grande quantidade, também fazem parte do modelo.

São oferecidos três tipos de plantas, sendo que um deles é voltado à portadores de necessidades especiais. As casas podem ser expandidas horizontalmente, chegando a 66m2. O professor da FAU, Osvaldo de Souza, que participou do desenvolvimento do projeto, afirmou que ideia é ampliar o projeto, para que a casa possa ser ampliada também verticalmente.

Blocos de concreto formam a estrutura da casa. A arquiteta Alice Brasileiro, também professora da FAU, destacou ainda que foram agregadas diferentes tecnologias já existentes no mercado com objetivo de tornar o projeto mais eficiente, “evitando o desperdício de materiais e reduzindo o tempo de execução da obra” disse.
*Com informações da UFRJ

quinta-feira, 4 de março de 2010

Para Sarney, notícia de afastamento de Lula é sem fundamento


O presidente do Senado, José Sarney, disse não acreditar que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se licenciará para auxiliar na campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, conforme divulgado pela imprensa.

- Isso não existe, não tem fundamento. Se o presidente não se licenciou na candidatura dele, como vai se licenciar para a candidatura de outra pessoa? Isso é o mesmo que 'cabelo em casca de ovo' - declarou Sarney, ao falar aos jornalistas na manhã desta quinta-feira (4).

A informação sobre o suposto pedido de afastamento de Lula foi veiculada pelo jornal O Globo, informando que o presidente se licenciaria para ajudar na campanha de Dilma Rousseff nos meses de agosto e setembro. O vice-presidente José Alencar e o presidente da Câmara, Michel Temer, não poderiam assumir o cargo, pois devem ser candidatos nas próximas eleições.

Na linha sucessória, com o impedimento do vice e do presidente da Câmara, a presidência cabe ao presidente do Senado. Em resposta a questionamentos dos repórteres sobre essa possibilidade, Sarney afirmou:

- Quem foi presidente da República, vai lutar para ser presidente interino?

O seguinte na linha sucessória é o presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo atualmente ocupado pelo ministro Gilmar Mendes. 
Fonte: Agência Senado


Serviço público deve respeitar piso salarial das categorias profissionais, diz Sadi Cassol


Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), o senador Sadi Cassol (PT-TO) anunciou que irá apresentar na próxima semana uma proposta de emenda à Constituição (PEC) como forma de obrigar os editais de concursos públicos a observarem o piso salarial nacional das categorias profissionais a serem selecionadas em concursos públicos.

A medida, segundo ele, vai superar uma "injustiça inaceitável", tendo em vista que muitos profissionais que contam com regulamentação definida em lei, como os engenheiros agrônomos, acabam sendo recrutados em concursos públicos que oferecem um salário muitas vezes inferior ao piso nacional dessas categorias.

- Não é justo que haja um decréscimo na remuneração desses profissionais simplesmente porque eles resolveram seguir o serviço público - afirmou.

Governo pede urgência na tramitação do projeto que cria a Petro-Sal


A partir desta quinta, os senadores terão 45 dias para concluir a tramitação do Projeto de Lei da Câmara (PL) 309/09, que autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Petro-Sal. A mensagem do presidente da República que solicita urgência constitucional foi lida no início da noite desta quinta-feira (4) pelo senador Mão Santa (PSC-PI), que presidia a sessão plenária do Senado.

A proposição chegou à Casa em 27 de novembro do ano passado, quando foi encaminhada às comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Infraestrutura (CI). Agora, todas as comissões passarão a analisar o PL simultaneamente.

Emendas à matéria poderão ser apresentadas junto à CCJ num prazo de cinco dias úteis, a partir desta sexta-feira (5). O relator da proposta na comissão é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Exploração do pré-sal - O projeto da Petro-Sal foi o primeiro dos quatro enviados pelo governo ao Congresso propondo mudanças na legislação do petróleo, em função das descobertas do pré-sal . Os projetos preveem que o petróleo da camada de pré-sal será explorado pelo sistema de partilha entre as companhias petrolíferas e a União, e não pelo sistema vigente de concessão. O governo entende que, dado os altos índices de sucesso na perfuração do pré-sal, a produção deve ser dividida com a União. Pelo sistema de concessão, as empresas petrolíferas pagam para procurar petróleo em áreas licitadas e, caso tenham sucesso, fazem pagamentos de tributos, royalties e "participação especial" sobre a produção. 

Ligada ao Ministério das Minas e Energia, a Petro-Sal será a representante da União na produção por partilha e na venda do petróleo dessas novas áreas. O governo quer uma empresa enxuta, com pouco mais de cem funcionários, mas o projeto não define o seu número. Terá um conselho de administração e cinco diretores, todos nomeados pelo presidente da República. Durante a discussão do projeto na Câmara, deputados da oposição tentaram, sem sucesso, incluir no projeto um artigo exigindo que os nomes fossem aprovados pelo Senado.
Fonte: Agência Senado

POEMA



BIG BROTHER BRASIL

Autor: Antonio Barreto,

Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,
residente em Salvador.

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro
.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.

Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação

Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.

Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro

Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dá muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.

Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano
.

A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude

Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal


FIM
Salvador, 16 de janeiro de 2010.


Hora do Planeta 2010 – Você vai apagar as luzes?


A Hora do Planeta é considerado o maior movimento voluntário de alerta para as alterações climáticas, que conquistou o mundo e moveu inúmeros cidadãos comuns, empresas, governos e organizações civis em torno de uma voz comum.
O movimento teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora – a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo. Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta.
As expectativas para a Hora do Planeta 2009 eram elevadas, mas foram superadas e muito por todo o mundo. Durante uma hora mais de 4 mil cidades, das quais 11 cidades portuguesas, em 88 países, 21 mil empresas e o estrondoso número de 1 200 milhões e pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta
Neste ano a Hora do Planeta acontecerá no dia 27 Março 2010 das 20H30 às 21H30.
No lançamento da contagem regressiva para a Hora do Planeta 2010, em Chengdu, na China, Mei Lan, a ursa panda que voltou recentemente para a China após uma missão diplomática em Atlanta (EUA), foi designada como Embaixadora Mundial da Hora do Planeta. No Ano Internacional da Biodiversidade, o panda também simboliza a importância de protegermos ecossistemas e espécies em todo o planeta. 
Confira abaixo as novidades para 2010:
* A Nova Zelândia já conseguiu envolver 16 embaixadores nesta a causa, nestes inclui-se Helen Clark , actualmente Coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento;
* A CN Tower e a Auckland SkyTower juntamente com outros 13 edifícios e monumentos emblemáticos das Filipinas já estão em contagem decrescente para se apagarem por uma hora;
* Na Suécia, o IKEA já aderiu à Hora do planeta 2010 e 84 escolas suecas já formalizaram o seu apoio ao evento;
* No Canadá, a Coca-Cola ofereceu à WWF Canadá $1 milhão de dólares em doação de espaços de cinema e publicidade;
* Na China, as ajudas pro bono corporativas também já estão a ser negociadas e conta-se com a parceria dos oito mais conceituados CEO’s (Canon, CapitaLand, IKEA, Nomura, TCCC, Wal-mart, PWC e Vanke) para ajudarem na edição e impressão de anúncios a promover o apagão global;
* O Governo Escocês também já formalizou a sua adesão à Hora do Planeta 2010.

Una-se à Hora do Planeta 2010 e marque a diferença!
Fonte: Ambiente Brasil