sábado, 22 de maio de 2010

Sistema UNO de ensino aprova CEDEC com destaque


A Editora Moderna, através do seu Sistema UNO de Ensino, contemplou o Centro Educacional Elita Carlos com uma avaliação positiva no universo educacional da cidade de Mossoró, constatando uma excelente posição no quesito qualidade de ensino e equipe do estabelecimento. Uma equipe do UNO esteve neste sábado no CEDEC realizando um Encontro Pedagógico, cujo tema foi “Trabalho em Grupo”, tendo sido ministradas palestras pelos consultores do sistema, Meire Cristina Ferreira e Alexsandro Marques do Nascimento e a consultora comercial da Água Marinha, Cleide bastos.

A professora Helenita Castro, diretora do colégio se disse muito satisfeita e sem nenhuma surpresa, tendo em vista que vem lutando há muito tempo para alcançar esse nível de ensino. Ela ressalta os resultados na qualidade da equipe de professores, que coloca o colégio em uma posição privilegiada, além da organização do CEDEC, que está sempre evoluindo e ainda o entrosamento entre direção, professores, funcionários e alunos.

Na pesquisa foi constatada que a estratégia de contratação de excelentes professores que conseguem transmitir o conteúdo das disciplinas para os alunos, de forma satisfatória, atingindo o sucesso esperado, pois os alunos ganharam maior gama de conhecimentos. Essa qualidade da equipe está comprovada na avaliação do Sistema UNO, cujo nível atingiu 96 por cento de satisfação.

Também percebe-se que o CEDEC ganha no item entrosamento da equipe, com alguns pontos de vantagem sobre todos os outros colégios pesquisados na cidade, atingindo 92 por cento de satisfação, demonstrando o perfeito entrosamento que existe entre a direção, os professores das diversas disciplinas, os funcionários e os alunos.

A diretora faz questão de salientar que isso foi conseguido com um trabalho de equipe que sempre trabalha com projetos que envolvem todas as disciplinas, citando o vestibulinho, a avaliação adotada pelo colégio, que simula o vestibular e prepara o aluno para essa guerra que se transformou a seleção para o ingresso na universidade e ainda uma amostra cultural que conta com a participação de todos os alunos do estabelecimento, todos os professores e funcionários.

 No que tange a organização da escola, item também avaliado na pesquisa do Sistema UNO, o CEDEC conseguiu a média de 83 por cento, conseguindo a sua aprovação e mostrando que em termos de gestão “não ficou em recuperação”, conforme brincou a diretora Helenita. “Aqui se prima pela qualidade em todos os aspectos”, diz a professora, orgulhosa de ter conseguido a aprovação na avaliação do Sistema UNO de Ensino, pertencente a uma das maiores editoras do país.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Brasileiros trabalham 148 dias para pagar impostos


Neste ano, os contribuintes precisarão trabalhar quatro meses e 28 dias somente para pagar todos os impostos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Em 2010, os brasileiros terão que destinar, em média, 40,5% de seu rendimento bruto para pagar toda a tributação, mais do que os 40,1% registrados no ano passado. Em 2009, foram necessários quatro meses e 27 dias para quitar os impostos. 

A tributação incidente sobre os rendimentos é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física, pela contribuição previdenciária e pelas contribuições sindicais. O cidadão paga ainda a tributação sobre o consumo e serviços e também sobre o patrimônio.

Com exceção de 2009, quando houve redução do Imposto de Renda da Pessoa Física e diminuição de tributos sobre o consumo, os últimos anos mostraram aumento da carga tributária, de acordo com o estudo do IBPT. Hoje, o brasileiro trabalha o dobro do que trabalhava na década de 70 para pagar impostos.

Mais dias trabalhados

Na comparação com outros países, o brasileiro é um dos que mais trabalha para pagar impostos. Enquanto que nos Estados Unidos os cidadãos trabalham 102 dias e na Argentina, 97 dias, no Brasil são 148 dias. Na Suécia, a carga tributária é ainda maior: são 185 dias dedicados a pagar impostos.

Fonte: IG / Juliana Kirihata

Termômetros de mercúrio deveriam ser proibidos segundo entidades ambientalistas

Muito comum e presente em cerca de 83% dos hospitais e consultórios médicos do Brasil, os termômetros de mercúrio representam sérios riscos ao meio ambiente e à saúde, de acordo com um manifesto, assinado por mais de 50 entidades, entre ONGs, sociedade civil organizada e outras associações. A substância é tóxica e o contato pode afetar o desenvolvimento cerebral e prejudicar o sistema nervoso.

A estatística faz parte de uma pesquisa internacional, que baseou o pedido de criação de um programa de substituição e subsídio à produção de termômetros não-tóxicos e foi encaminhado esta semana à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA.

As entidades propõem a elaboração de uma campanha pública de conscientização, além da popularização dos produtos alternativos, que não são acessíveis a toda a população, por custarem até triplo do preço do termômetro com mercúrio.

O estudo, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha foi realizado em países em desenvolvimento. A Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte, APROMAC, coordena o projeto no Brasil e avaliou, também, outros itens como materiais odontológicos, pilhas comuns, medidores de pressão e cremes dermatológicos.

Os resultados brasileiros apontaram que os profissionais de saúde entrevistados não sabiam dos riscos à saúde causados pelo mercúrio. “A intenção é trabalhar para a conscientização de órgãos públicos, organizações da sociedade civil e do setor privado sobre os riscos da exposição ao mercúrio e da necessidade de políticas voltadas para esse tema”, disse a coordenadora da APROMAC, Zuleica Nycz. “Não podemos aceitar a presença de um metal tóxico nos hospitais e domicílios. A União Europeia já baniu os termômetros de mercúrio. Países como Argentina, Índia e Filipinas já têm programas eficientes de controle de produtos com mercúrio”, completou.

A campanha internacional “A vida sem mercúrio: para os bebês, para você e para mim” é organizada pela rede de ONGs internacionais IPEN – Rede Internacional de Eliminação de Poluentes Orgânicos Persistentes. Em junho, entre os dias 7 e 11, o país vai participar na Suécia da primeira reunião de negociação internacional sobre um tratado de mercúrio.
*Com informações da APROMAC.
Fonte: Ambientebrasil

Dia Internacional da Biodiversidade será comemorado neste sábado, 22, em todo o país


Uma programação quase tão diversa quanto os exemplares da rica biodiversidade brasileira. Para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, atividades estão previstas de norte a sul do país.

Quinze zoológicos do país vão promover ações especiais. Os visitantes vão conhecer mais sobre proteção da biodiversidade e como cada um pode contribuir para a proteção do meio ambiente. Serão oferecidas oficinas para as crianças, para que façam máscaras com a imagem de animais brasileiros como onça, capivara, tamanduá, papagaio, entre outros. Além de confeccionar a máscara, os participantes vão aprender mais sobre as espécies e durante um passeio no zoo, as máscaras serão comparadas aos animais verdadeiros.

Veja a relação de zoológicos que aderiram à atividade: de Bauru (SP), Brasília (DF), Manaus (AM), de Ilha Solteira (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG), de Porto Alegre (RS), Balneário Camboriu (SC), Curitiba (PR), Mangal das Garças (PA), de Gramado (RS), João Pessoa (PB), Recife (PB), Parque Ambiental Chico Mendes (AC) e de São Carlos (SP).

Em Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa/MCT, em parceria com o Museu da Amazônia, Musa, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Ibama, promovem atividades comemorativas a partir das 9 horas. A comemoração tem início no Jardim Botânico Adolpho Ducke, na avenida Uirapuru, Cidade de Deus, zona leste de Manaus. Uma das atrações é o passeio científico, com orientação de especialistas.

No Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, o público está convidado a participar do evento “Fronteiras da Biodiversidade”, no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, em Porto Alegre. Além de palestras e uma mesa redonda, será formada uma Câmara Técnica, que ficará responsável por preparar, em 2010, uma agenda para a biodiversidade no estado.

No Parque Roberto Burle Marx, também conhecido como Parque das Águas, em Belo Horizonte, MG, a comemoração começa hoje, 21, a partir das 14 horas. O parque recebe o “Onda Verde”, uma ação mundial com objetivo de mobilizar a população pela proteção da biodiversidade, a partir de uma “onda verde” mundial. O plantio de ervas medicinais e o “Encontro de raizeiras” fazem parte da programação. O encontro oferece informações sobre a cultura popular e os saberes tradicionais com relação aos avanços da ciência na área de plantas medicinais.

Fonte: Ambientebrasil

Augusto Botelho registra lançamento de plano do governo de combate ao 'crack

Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Augusto Botelho (PT-RR) registrou o anúncio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um conjunto de medidas destinadas a combater o aumento do uso do crack, droga derivada da cocaína que se tem alastrado de forma acelerada por todas as regiões do país.

Augusto Botelho, que é médico, disse que o consumo do crack já vem provocando efeitos que suplantam os malefícios causados em conjunto por substâncias solventes e drogas como a maconha e a cocaína.

Uma das medidas do governo, segundo Augusto Botelho, prevê a criação de centros de tratamento para viciados em regiões de grande consumo do crack, além de 11 postos especiais nos estados que fazem fronteiras com países da América do Sul, por onde ocorre o tráfico de drogas.

Augusto Botelho disse que todas as instituições da sociedade precisam unir forças com o governo e a mídia para ampliar a divulgação de informações sobre as consequências maléficas do uso do crack. Ele defendeu a realização de campanhas em escolas e a ampliação dos serviços de saúde mental na rede pública.

- Prepondera nos meios médicos a noção de que a dependência química se traduz em doença multifatorial. Isso é fundamental para compreender a necessidade de unir esforços para combater a epidemia - afirmou.

Augusto Botelho lembrou que o avanço do consumo do crack no Brasil foi debatido em audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no último dia 11.

Na visão de especialistas, fatores como baixo custo e facilidade de acesso fazem com que ocrack afete mais diretamente populações vulneráveis, especialmente a de rua, incluindo crianças e adolescentes. Esses mesmos fatores permitiriam a interiorização do consumo da droga, que agora também aparece em cidades de menor porte.

Em aparte, manifestaram apoio a Augusto Botelho os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jorge Yanai (DEM-MT), para quem "há descaso no tratamento dos dependentes de crack no país".


Fonte: Agência Senado

Feirão de imóveis da Caixa pode faturar R$ 825 mi em 2010


Até o dia 26 de maio, a Caixa Econômica Federal (CEF) vai disponibilizar cerca de 200 mil unidades habitacionais durante o 6º Feirão da Casa Própria. Mais da metade dos imóveis oferecidos destinam-se a famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida. A expectativa é gerar 9 mil negócios, movimentando recursos em torno de R$ 825 milhões.

“Nos cinco feirões que realizamos este ano, já encaminhamos negócios em torno de R$ 3,8 bilhões, o que representa 80% de tudo o que fizemos nos feirões do ano passado, R$ 4,8 bilhões”, afirmou o vice-presidente da Caixa na área de Redistribuição, Carlos Borges.

Somente no Rio de Janeiro, serão oferecidos 6 mil imóveis usados, 8.500 novos e 18.900 na planta, com valores entre R$ 50 mil e R$ 1,5 milhão. Segundo a CEF, o estado é o segundo maior mercado habitacional do País.

O grande atrativo do evento é que os interessados encontram no mesmo local os agentes de toda a cadeia da habitação, como construtoras, imobiliárias, corretores, cartórios e técnicos que analisam e liberam os financiamentos. O financiamento garantido pela Caixa pode chegar a 100% do valor do imóvel e tem prazo de pagamento de até 30 anos. Os juros variam entre 4,5% e 13% ao ano.

Fonte: Agência Brasil

Anvisa dá dicas de saúde a torcedor que vai à África do Sul

Torcedores brasileiros que vão viajar para acompanhar os jogos da Copa do Mundo na África do Sul precisam tomar cuidados especiais com a saúde. Para entrar no país sede da competição, por exemplo, os viajantes serão obrigados a apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

De acordo com Karla Baeta, gerente de orientação ao viajante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo da África do Sul afirmou em comunicado oficial que aqueles que não tiverem o documento internacional de saúde pública serão impedidos de entrar no país. Para emissão do CIVP, o cartão nacional de vacinação deve estar devidamente preenchido e sem rasuras. É preciso ter tomado a vacina contra febre amarela há, no máximo 10 anos, ou pelo menos 10 dias antes da data da viagem.

O documento é emitido pela Anvisa, mas pode ser agilizado se os interessados fizerem pré-cadastro através do site da Anvisa, no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegário da Agência. O sistema apresenta ainda uma lista dos Centros de Orientação ao Viajante de todo Brasil, nos quais o certificado também pode ser emitido.

Segundo Karla, o sistema traz informações sobre as medidas preventivas de saúde e exigências sanitárias que os viajantes precisam conhecer antes de deixarem o País. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os torcedores que vão à África do Sul também precisam estar atentos aos riscos de contágio por Influenza A H1N1, cólera, malária, sarampo e febre do Rift Valley.

Para se prevenir de doenças transmitidas por mosquitos, os viajantes devem usar repelentes nas partes mais expostas do corpo, além de procurar hotéis que possuam ar-condicionado e telas de proteção nas portas e janelas, que protejam contra insetos.

Não podem ser esquecidos cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão constantemente. Os viajantes devem evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos, assim como a ingestão de água não tratada ou de procedência desconhecida.

Caso apresente febre ou outros sintomas quando voltar ao Brasil, os torcedores devem procurar serviço médico imediatamente, informando o roteiro de viagem aos profissionais de saúde.

Fonte: Anvisa

quinta-feira, 20 de maio de 2010

De onde vem o lixo que chega à costa brasileira?


Um levantamento realizado pela ONG Global Garbage, instalada na Bahia em torno de 9 anos, mapeou de onde vem o lixo que se acumula na costa dos Coqueiros, um pequeno trecho litorâneo localizado ao norte do estado. O estudo concluiu que a maioria do lixo é trazida pela corrente Sul-Equatorial, que vem da costa africana e atravessa o oceano Atlântico até chegar em nosso país. Confira abaixo os países de origem e alguns dos ítens mais curiosos de toda essa sujeirada:
Foto via: Global Garbage
Local de origem – Estados Unidos
Quantidade de resíduos coletados – 241 embalagens
Ítens curiosos – Supositório, gel para cabelo e chantilly
Local de origem – Itália
Quantidade de resíduos coletados- 151 embalagens
Ítens curiosos- Talco mentolado
Local de origem – África do Sul
Quantidade de resíduos coletados- 126 embalagens
Ítens curiosos – Limpa-vidros e milk shake em pó
Local  de origem – Taiwan
Quantidade de resíduos coletados- 86 embalagens
Ítens curiosos – Feijão enlatado e silicone
Foto Via: Global Garbage
Local de origem – Reino Unido
Quantidade de resíduos coletados- 91 embalagens
Itens estranhos – Limpa-forno e extrato de tomate
De onde vem o lixo – Argentina
Quantidade de resíduos coletados- 119 embalagens
Ítens curiosos – Espuma de barbear
Local de origem – Alemanha
Quantidade de resíduos coletados- 110 embalagens
Ítens curiosos – Cola em bastão, pincel atômico e chantilly
Foto Via: Global Garbage
Fonte: Ambientebrasil

Aprovado monitoramento eletrônico para quem cumpre pena em regime aberto


O Plenário aprovou nesta quarta-feira (19) substitutivo da Câmara dos Deputados a projeto de lei do Senado (PLS 175/07) que permite a monitoração eletrônica do condenado que cumpre pena em regime aberto. O mecanismo - tornozeleira ou pulseira - indica a distância, o horário e a localização de seu usuário e outras informações úteis à fiscalização judicial. A medida altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84) e pode ser adotada por decisão do juiz. O projeto vai agora a sanção presidencial.
A proposta é de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia. O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Demostenes Torres (DEM-GO), ao justificar seu voto pela aprovação da matéria, argumentou que não há nenhuma ofensa ao princípio do respeito à integridade física e moral do preso com o uso da pulseira ou tornozeleira eletrônica. Ele informou que diversos estados brasileiros já fizeram testes com a pulseira eletrônica e aguardam a aprovação da lei para implantar o sistema.

O dispositivo, disse, viabiliza a concessão de benefícios penais aos condenados como é o caso do regime aberto e semi-aberto ou progressão para esses regimes, o livramento condicional, a suspensão condicional de pena, saídas temporárias no regime semi-aberto e pode ser utilizado até mesmo no regime fechado, quando o juiz da execução penal entender necessário. Também se aplica a pena restritiva de direito que limite horários ou frequência a determinados lugares.

O condenado terá que fornecer o endereço da família a ser visitada e onde poderá ser encontrado enquanto estiver usufruindo o benefício. À noite, terá que se recolher à residência da família visitada; fica proibido de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos similares. Para frequentar curso profissionalizante, de ensino médio ou superior, ele só poderá se manter fora o tempo necessário para a realização das atividades.


Fonte: Agência Senado

Ficha Limpa: texto aprovado no Senado não alivia punições, diz Demóstenes



O relator do projeto Ficha Limpa, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), garantiu que o texto aprovado é "muito bom" e atende perfeitamente às demandas da sociedade. Ele negou que tenha sido aberta qualquer brecha para aliviar punições de quem já foi condenado, conforme interpretações divulgadas nesta quinta-feira (20) pela imprensa.

- Avaliar assim é coisa de quem não leu o texto aprovado na Câmara e nem o que foi votado pelo Senado. Houve apenas uma adequação de linguagem, de tempo verbal - afirmou.

O senador, em pronunciamento na sessão do Plenário realizada na quarta-feira (19), chegou a chamar de "analfabeto" o deputado que teria acusado o Senado de mudar o texto para favorecer políticos já condenados.

Demóstenes explicou que em nenhum país democrático do mundo uma lei pode retroagir para atingir casos que já transitaram em julgado. Conforme observou, havia divergência de tempo verbal na redação de nove incisos que tratam dos casos de inelegibilidade: alguns diziam que são inelegíveis "os que tenham sido..." e outros "os que forem...".

- O que fizemos, com emenda de redação do senador [Francisco] Dornelles, foi transformar tudo em 'os que forem condenados', que é a expressão que consta da lei atual, a Lei Complementar 64/90 - disse.

O senador citou como exemplo políticos cassados pelo Judiciário: segundo ele, os ex-governadores Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Jackson Lago, do Maranhão, são elegíveis, porque suas condenações ocorreram antes da sanção da nova lei. Mas, se fossem cassados depois da promulgação, estariam inelegíveis.

Demóstenes destacou que até mesmo a renúncia ao mandato para evitar a cassação tornará o chefe de executivo ou parlamentar inelegível, o que não acontece pela legislação em vigor. Ele ainda recomendou aos cidadãos que leiam o texto aprovado pelo Senado, a fim de constatar que a futura lei vai mudar os parâmetros das campanhas eleitorais.

- Por exemplo, aquela turma do mensalão alegava que o dinheiro não era fruto de corrupção, sendo apenas 'caixa 2'. Pois o caixa 2 passa a ser crime punido com inelegibilidade - exemplificou.

O senador concorda com a avaliação de que cerca de 25% dos atuais pré-candidatos poderão ser atingidos pela nova legislação, depois de sancionada.

- Há casos de políticos que já tiveram sentença transitada em julgado e que estão em fase de recurso. Se perderem o recurso, ficarão inelegíveis. Vai ter o esperto que será condenado em primeira instância durante a campanha e não vai recorrer, alegando que não foi julgado por órgão colegiado. Pois também esse ficará inelegível, porque o texto fala em sentença transitada em julgado ou condenação por órgão colegiado - explicou.

O artigo 3° do projeto, disse Demóstentes, atende aos casos em que o político foi condenado antes da sanção da nova lei e tem recursos interpostos ainda em fase de julgamento.

- Se o recurso for negado, esse cidadão estará inelegível - disse.

Fonte: Agência Senado

Escolas com alunos especiais podem ter recursos para reforma




Escolas públicas que tenham estudantes com deficiência, matriculados em classes comuns do ensino básico regular, podem apresentar planos de trabalho com pedido de recursos do Programa Escola Acessível. Os repasses variam de R$ 12 mil a R$ 18 mil, segundo o número de matrículas da instituição de ensino no Censo Escolar.

De acordo com a Resolução nº 10/2010, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), podem fazer planos e pedir recursos as escolas que participaram, entre 2005 e 2008, do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, desenvolvido pela Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação.

Podem receber recursos, transferidos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), iniciativas de adequação arquitetônica ou estrutural de espaço físico reservado a salas de recursos multifuncionais; de adequação de sanitários, alargamento de portas e vias de acesso, construção de rampas, instalação de corrimãos e colocação de sinalização tátil e visual; de aquisição de mobiliário acessível, cadeira de rodas, material desportivo acessível e outros recursos de tecnologia assistiva.

A Resolução nº 10/2010 detalha os procedimentos a serem seguidos pelas escolas.

Fonte: Ministério da Educação

Seleção de avaliadores de curso superior tem inscrições abertas

Para se inscrever, o candidato deve ser professor do ensino superior de instituição pública ou privada. Os selecionados serão chamados à medida que houver necessidade de determinado perfil de avaliadores

Estão abertas as inscrições para compor o quadro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis). Para se inscrever, o candidato deve ser professor do ensino superior de instituição pública ou privada. Os selecionados serão chamados à medida que houver necessidade de determinado perfil de avaliadores.

Os professores que já integram o Basis e que desejam atualizar o cadastro devem informar área de atuação profissional compatível com os cursos de graduação a serem avaliados.

As inscrições para o Basis pode ser feita no sistema e-MEC, http://emec.mec.gov.br. O candidato deve informar os dados pessoais, formação acadêmica e respectiva área de atuação profissional. Tanto os avaliadores que pretendem atualizar o cadastro quanto os professores que vão fazer a inscrição devem optar por desempenhar a atividade na área de formação ou na de atuação. Podem, também, optar por atuar como avaliadores de cursos ou de instituições.

Fonte: Secom

$ 9.99 será exibido pelo Cine Clube neste sábado

O Cineclube Mossoró estará exibindo neste sábado, dia 22/05, a animação $9,99, um retrato tragicômico sobre um grupo de pessoas que vivem em um condomínio em Sidney, na Austrália e que procuram um sentido para suas vidas. O filme é baseado em um conto de Etgar Keret. 


Além da particularidade de ser destinada a um público adulto, bem como o fato de ser realizada por uma mulher, a animação em stop-motion, focada no sentido da vida, resulta de mais uma colaboração de Rosenthal com o conterrâneo Etgar Keret, célebre escritor israelita.



- Dados do filme -


Sinopse:

Filme animado baseado em um conto de Etgar Keret sobre um grupo de pessoas que vive em um condomínio em Sidney, na Austrália, e que procuram um sentido para suas vidas.


Ficha Técnica:

Título Original: $9.99
País de Origem: Israel, Austrália
Gênero: Drama, Animação
Tempo de Duração: 78 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Direção: Tatia Rosenthal


Elenco:

Geoffrey Rush...Angel
Anthony LaPaglia...Jim Peck
(entre outros)


Fonte: Cine Clube de Mossoró

Estudo comprova presença de veneno na água da Chapada do Apodi


A morte do ambientalista José Maria Filho deu o tom da audiência sobre o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi. A médica e professora Raquel Rigotto apresentou números sobre o envenenamento da água na região.

Na coleta de 46 amostras de água feita pela médica e professora Raquel Rigotto e sua equipe de 24 pesquisadores na Chapada do Apodi ficou constatada a presença de venenos em todas elas. Cinco substâncias tóxicas foram encontradas em amostras coletadas recentemente na água consumida por moradores de localidades como Tomé, Santa Maria, Cabeça Preta, inclusive algumas substâncias de alta toxicidade.

O resultado da análise foi anunciado pela própria Raquel, ontem, na audiência pública realizada no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), no centro de Limoeiro do Norte, na região jaguaribana. Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará, faz pesquisas há três anos sobre os impactos do uso de agrotóxicos pelos produtores de fruticultura na Chapada do Apodi com uma equipe de diversas entidades.

Ontem, ela foi a mais aplaudida dos que fizeram exposições na audiência pública solicitada pelo vereador Heraldo Holanda (PT), presidente da Comissão de Agricultura, urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte. O auditório ficou lotado de representantes de movimentos sociais, sindicalistas, ambientalistas, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras rurais e de pessoas que moram em localidades rurais da região jaguaribana.

Durante as exposições (das 15h às 18h30min), o público se manifestou também com vaias aos que fazem uso de substâncias tóxicas no cultivo de frutas, principalmente a banana, gritando frases como ``Veneno não, queremos solução`` ou lembrando dos que lutaram contra o uso indevido dos defensivos agrícolas.

José Maria Filho, o ambientalista e líder comunitário do Sítio Tomé, onde a professora Raquel constatou o envenenamento da água, foi lembrado em várias ocasiões. Ele foi assassinado no mês passado, no Dia de Tiradentes, próximo ao aeroporto de onde decolam as aeronaves para fazer pulverização aérea, pelo menos três vezes ao ano, nos bananais.

Doenças - A professora Raquel Rigotto disse que existe na Chapada do Apodi ``um grave problema de saúde pública``. E citou as várias doenças que surgem ``com a dinâmica dos agrotóxicos na região``: dermatite alérgica, câncer, problemas neurológicos, doenças do fígado e dos rins, comprometimento do sistema neurológico e até má formação de fetos. ``Os riscos estão presentes com enorme intensidade` `. completou.

Ela disse ainda que chegou a presenciar experimentos com produtos novos por fruticultores em suas áreas de plantio o que é um grande risco para a população. Raquel Rigotto defendeu a legislação aprovada pela Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, no dia 20 de novembro do ano passado proibindo as pulverizações aéreas e disse que o Governo do Estado está muito frágil com relação ao problema que ela constatou também existir no perímetro irrigado do Tabuleiro de Russas.

Fonte: O Povo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brasil alerta países sobre comércio de genéricos

O Brasil lançou um alerta na Assembléia Mundial de Saúde para que a discussão sobre medicamentos falsos não inviabilize o trânsito de medicamentos genéricos no mundo. Com apoio dos países da América do Sul, da África e do sudeste asiático, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou, na plenária do encontro, que garantir o acesso aos genéricos é fundamental para a estruturação dos serviços de saúde.

Em 2009, cerca de 30 carregamentos genéricos foram bloqueados na Europa, quando estavam em transito de países como China e Índia para outros em desenvolvimento, entre eles, o Brasil.

No encontro, realizado nesta segunda-feira (17), o Brasil, em conjunto com os países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), apresentou uma resolução que coloca a Organização Mundial da Saúde (OMS) à frente da discussão da falsificação de medicamentos com a preocupação de proteção à saúde pública acima de qualquer o outro interesse. 

Os países, assim, querem reverter o processo iniciado na OMS de misturar discussões de medicamentos “contrafeitos” (onde se questiona marca e patente) e de medicamentos falsos (produzidos sem obediência às regras sanitárias). Se a discussão evoluir nos moldes atuais, os genéricos podem ter a sua circulação inibida, obrigando que sigam rotas alternativas, encarecendo o produto. 

A proposta é que o debate passe a ser conduzido diretamente pelos estados-membros. Atualmente, há representantes da indústria e de organizações de comércio e propriedade intelectual no grupo que presta informações à OMS para suas resoluções sobre esse tema. 

“O combate à falsificação de medicamentos, nossa responsabilidade comum, não pode servir de pretexto para que a dimensão comercial sobreponha-se à saúde pública. Propriedade intelectual não se confunde com medicamentos falsificados. Vítimas de violações aos direitos de propriedade intelectual são empresas, vítimas de medicamentos falsificados são pacientes, e são estes que requerem a proteção da OMS”, disse o ministro em seu discurso. 

Na última semana, o Brasil e a Índia entraram com um questionamento na Organização Mundial do Comércio (OMC) para discutir a legalidade de apreensão de medicamentos genéricos em portos da Europa. A alegação dos europeus é de que os produtos podem ser falsos por fraude a propriedade intelectual, mas as autoridades brasileiras entendem que há uma pressão comercial sobre a ação. 

Os genéricos são medicamentos que tem patente vencida ou nunca tiveram uma patente reconhecida, mas possuem a mesma dose e forma farmacêutica do que medicamento de referência sendo exatamente em sua ação terapêutica.

No Brasil, a sua segurança e eficácia é acompanhada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2000, o mercado mundial de genérico contava com apenas oito empresas, que fabricavam 91 produtos genéricos. Em 2009, já eram 91 companhias que respondiam por 2.836 produtos. A venda desses produtos gerou renda de US$ 2,3 bilhões, segundo dados do IMS Health, instituto de pesquisa e consultoria sobre o mercado farmacêutico. 

O total de vendas de medicamentos genéricos passou de R$ 588 milhões para R$ 4,8 bilhões, entre 2002 e 2009. Já o numero de registros desses medicamentos passou de 213, em 2003, para 2.972 em 2009. Os preços dos produtos genéricos são até 65% menores do que os praticados no mercado.

Fonte:
Ministério do Saúde

Criação de empregos bate recorde

Em 4 meses, geração de empregos no Brasil alcança patamar registrado em todo o ano passado. Com os 305.068 novos postos de trabalho gerados em abril, soma em 2010 chega a 962.327 novos empregos. Resultado é recorde para o mês e segundo maior da história

Em abril deste ano foram gerados no Brasil 305.068 novos postos de trabalho, recorde para o mês, recorde para o 1º quadrimestre e segunda melhor marca já registrada levando-se em conta todos os meses, somente atrás de junho de 2008 (309.442). Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego foram divulgados nesta terça-feira.

Somente em 2010, 962.327 trabalhadores brasileiros conseguiram emprego com carteira assinada, patamar semelhante ao alcançado em todo o ano de 2009. Nos últimos 12 meses, o incremento total de empregos foi de 1.908.983 postos de trabalho, elevação de 5,9%. Com o resultado, o Brasil chega à marca de 41,4 milhões de trabalhadores com emprego formal e direitos trabalhistas garantidos.

Os setores que mais geraram empregos no mês foram Serviços (96.583), Indústria de Transformação (83.059), Comércio (40.725), Agricultura (38.951) e Construção Civil (38.418). Dos 25 subsetores da economia, 13 registraram recordes. As safras de cana-de-açúcar e café no Sudeste e os investimentos públicos em infraestrutura em todo o Brasil promoveram resultados recordes para Agricultura e Construção Civil.

Todas as regiões obtiveram expansão no emprego, com saldos recordes para Sul (53.363) e Centro-Oeste (31.498). Vinte e quatro estados apresentaram elevação no emprego formal celetista, com 12 deles registrando saldos recordes.


Fonte: SECOM

terça-feira, 18 de maio de 2010

MEIO AMBIENTE


Audiência vai debater atuação do Instituto
 Chico Mendes no Amazonas
[Foto:]
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza, na próxima terça-feira (18), audiência pública para debater a atuação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no estado do Amazonas. Os parlamentares desejam ouvir explicações a respeito da fiscalização da exploração da madeira e sobre as exigências da entidade para o manejo desse produto.
Para tanto, foram convidados representantes do próprio Instituto Chico Mendes; do Ministério do Meio Ambiente; do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); do Instituto de Terras do Amazonas; do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas; da Associação dos Municípios do Amazonas; e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.
De acordo com o autor do requerimento de audiência, senador Jefferson Praia (PDT-AM), vários municípios amazonenses têm denunciado a ausência de informações e orientações à população acerca dos cumprimentos legais para a extração da madeira, o que tem levado à aplicação de multas exorbitantes na atividade madeireira.
A audiência ocorrerá na sala 6 da ala Nilo Coelho.
Fonte: Agência Senado

Entendimento no Senado


Oposição e governo buscam acordo para retirar
 urgência do pré-sal e votar Ficha Limpa
[Foto: ]
Os líderes do Democratas, José Agripino (RN), e do PSDB, Arthur Virgílio (AM), vão negociar nesta semana a votação dos quatro projetos do pré-sal em troca da inclusão imediata na pauta de votações do projeto Ficha Limpa. O que divide os dois partidos de oposição ainda é a questão dos royalties: o Democratas aceita deixar o tema para depois das eleições, mas os tucanos ainda não, segundo informouhá pouco o líder Arthur Virgílio, em entrevista àAgência Senado.
- Nossa prioridade é o Ficha Limpa. Por isso, aceitamos votar o pré-sal, sem a urgência constitucional, e deixar a questão dos royalties para depois das eleições. Mas é preciso que fique claro que o acordo não envolve o mérito dos projetos do pré-sal, porque somos contra muitos aspectos da proposta do governo. Aceitamos apenas votar, e sem urgência - disse José Agripino, em entrevista nesta manhã.
Arthur Virgílio, que está no Rio de Janeiro para um seminário, confirmou a tentativa de acordo, mas negou que já tenha concordado com o adiamento da votação sobre royaltiespara depois das eleições:
- Não decidimos nada sobre isso. Concordamos em votar, desde que retirada a urgência, porque temos que pôr em votação o Ficha Limpa, que é nossa prioridade, assim como o aumento para os aposentados. Mas a questão dos royalties continua como antes, somos contra o adiamento da votação para depois das eleições - disse o líder do PSDB.
O vice-líder Álvaro Dias (PR) confirmou que houve uma reunião de bancada na última sexta-feira (14), mas nada ficou decidido sobre a questão da partilha dos lucros do petróleo: "Vamos ainda conversar nesta semana, mas não tenho nenhuma informação sobre qualquer acordo envolvendo royalties", garantiu Álvaro.
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), espera que haja acordo ainda esta semana. Ele vai propor ao governo a retirada da urgência, desde que seja adiada a votação dosroyalties. Jucá acredita que o projeto de lei de conversão (PLV) 2/10 - proveniente da MP 475/09, que trata do aumento de aposentadorias -, do qual é relator, será votado na quarta-feira, abrindo caminho para que se votem outras MPs, o Ficha Limpa e os projetos do pré-sal.
O senador aponta três datas para votação dessas matérias: 25 de maio, 8 e 16 de junho. Os líderes de governo e oposição devem se reunir amanhã para tentar um acordo sobre o cronograma de votações até o final do semestre, mas tudo dependerá do fim da urgência constitucional para os projetos do pré-sal.

Fonte: Agência Senado